O que é uma lombalgia?

Massoterapia

A lombalgia ou dor lombar é caracterizada como aquela dor ao fundo das costas e acomete grande parte da população mundial. A zona lombar dá suporte ao nosso corpo, formada por diversas estruturas nomeadamente, vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e articulações e quando estes elementos são forçados a dor acontece e dá origem a uma patologia.

Quais são as causas?

 

As causas associadas podem ser várias, desde quedas, esforços repetitivos, posturas incorretas, excesso de carga, bem como, movimentos incorrectos na rotação e flexão do tronco.

 

As mulheres revelam muitas queixas nesta região, normalmente associado ao peso na gravidez e com o decorrer do tempo o desgaste ósseo e articular ficam mais notórios.

 

Hérnias de disco são frequentes, derivado ao desgaste ocorrido no disco intervertebral, dando a sensação de bloqueio pois as vértebras anexam-se, pressionam os nervos e, as restantes estruturas e em casos mais severos a cirurgia é aconselhada.

 


Como posso aliviar o desconforto?

 

Para aliviar o desconforto lombar, podem ser feitas manobras de flexão do tronco, este movimento alonga a parte muscular e solta a pressão existente entre as vértebras.

 

A Massoterapia tem um impacto bastante positivo, recorrendo à eletroterapia e massagem, uma vez que na primeira sessão o alívio é garantido

 

Se tem uma lombalgia, marque já a sua sessão de Massoterapia no Florescer Centro Clínico.

 

Massoterapeuta

Sara Natal